Quais as melhores práticas para evitar infiltração na parede? Confira!

Um problema bastante recorrente e que desvaloriza qualquer imóvel é a infiltração nas paredes, visto que deteriora as argamassas, a alvenaria e a pintura. Geralmente, a infiltração é provocada por umidade no teto e na parede, que surge por algum defeito na impermeabilização, ação do tempo, chuvas muito intensas, vazamentos no encanamento, tubulação furada ou rachada, entre outros fatores.

Mesmo sendo um problema corriqueiro em obras, acaba trazendo muitas dores de cabeça para o morador ou proprietário do imóvel, porque não é algo fácil de ser resolvido e, se não for feito de maneira eficiente, pode acabar comprometendo toda a estrutura da construção e causando outros danos.

Se você está sofrendo com esse problema e não sabe muito bem como resolvê-lo de forma eficiente, continue por aqui e veja algumas práticas e cuidados para evitar a infiltração nas paredes. Veja como esse problema pode ser resolvido!

Identifique e solucione a causa

O primeiro passo para resolver o problema da infiltração é ir atrás da raiz desse defeito. Ela surge após a parede ter contato com a umidade, que pode vir de um cano quebrado, de uma parede exposta a chuvas muito intensas, de um vazamento no telhado, de uma goteira na laje etc. Independentemente da causa, você deve tratar o dano na construção da melhor forma possível.

Em caso de problema no telhado, troque as telhas danificadas para que não ocorram mais vazamentos. Se o problema for na tubulação hidráulica, é preciso quebrar as paredes para repará-la, localizar o cano quebrado ou rachado e substituí-lo.

Já no caso das paredes expostas diretamente à chuva, tente impermeabilizar a superfície para evitar mais infiltração ou danos mais graves.

Aplique impermeabilizante

Depois de reparar a raiz da infiltração para evitar que ela volte a acontecer, é hora de aplicar um impermeabilizante para que a parede não tenha mais contato com a umidade.

Existem produtos apropriados para a tubulação hidráulica que evitam vazamentos e protegem os canos; já outros impermeabilizantes podem ser usados nas telhas e lajes para que a umidade não afete a superfície. A ideia é proteger a casa.

Utilize argamassa e rejuntes adequados

No caso de paredes que são revestidas com pisos cerâmicos, o ideal é utilizar argamassas e rejuntes adequados e que tenham atestado de qualidade.

A maioria dos revestimentos tem uma superfície que não absorve água, então, as frestas com rejunte e argamassa podem acabar passando essa umidade para dentro da alvenaria e estrutura da construção. Sendo assim, esses materiais também devem ter uma característica impermeável para que a água não infiltre nas paredes.

Por fim, vale ressaltar que todos esses passos devem ser realizados ou acompanhados por um profissional especializado e capacitado, para que o problema não tome proporções maiores e acabe dando mais dores de cabeça para o morador ou proprietário da casa.

E então, gostou de aprender um pouco mais sobre como lidar com a infiltração nas paredes? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter para continuar acompanhando nossas dicas!


Fique Sabendo?


Depósito de Material de Construção

É muito importante ter um depósito de material de construção na sua obra! São muitos os materiais de construção que podem estragar ou perder a serventia se não armazenados corretamente. Os tijolos, por exemplo, devem ser cobertos com lona, já a areia, a brita e as telhas podem ficar ao ar livre e desabrigadas. É importante também guardar os Equipamentos de Proteção Individual em locais abrigados para que não acumulem água.

O correto armazenamento em um depósito de material de construção evita acidentes de obra, previne o acúmulo de água e pode evitar a proliferação de mosquitos que causam doenças como a dengue – e ainda prolonga a vida útil dos materiais!


Riscos de armazenar o material de construção da forma errada

O canteiro de obras é um dos locais com maior número de acidentes de trabalho, segundo dados da Previdência Social. Por isso é importante seguir as normas da Segurança do Trabalho na Construção e armazenar os materiais de forma a evitar problemas.

Um material empilhado de forma incorreta pode cair e machucar alguém, peças podem quebrar e causar cortes, por exemplo. Um material que está no meio do caminho pode atrapalhar a passagem e causar uma queda. Por isso, mantenha a ordem no canteiro de obras e garanta a livre circulação dos trabalhadores, independentemente do tamanho do seu empreendimento.


Como se calcula o orçamento?

O orçamento é a soma de todos os gastos para a construção ou reforma do empreendimento. Ele, geralmente, é estipulado pela soma dos custos diretos, custos indiretos, impostos e o lucro esperado pelo construtor.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.